Estarão abertas durante o período de 26/09/2025 a 19/11/2025 as inscrições para o processo seletivo no Programa de Mestrado em Engenharia Hidráulica e Saneamento (PPGSHS) da Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, com início do curso em março de 2026.
O Processo Seletivo 2026 para ingresso junto ao PPGSHS será realizado de forma remota, em duas fases: a primeira sendo eliminatória e classificatória e a segunda sendo classificatória.
O processo se aplicará a todos os candidatos, mesmo aos que não necessitarem de bolsas de estudo.
A inscrição para o processo seletivo será on line, através do endereço ppgselecao.eesc.usp.br, devendo ser preenchidos todos os campos. No formulário de inscrição, o candidato deverá indicar obrigatoriamente a área de interesse (Hidráulica e Recursos Hídricos ou Saneamento) e a Linha de Pesquisa que pretende trabalhar no PPGSHS (lista no item 10 deste Edital).
Uma vez feita a inscrição em uma determinada área, não será permitido alterá-la posteriormente.
O perfil dos orientadores do PPGSHS, projetos e linhas de pesquisa podem ser obtidos na página do Programa (ppg-shs.eesc.usp.br/orientadores).
Somente os candidatos que tiverem a inscrição deferida poderão participar do processo de seleção para o mestrado.
A lista com as inscrições deferidas estará disponível no sítio ppg-shs.eesc.usp.br no dia 02/12/2025.
No momento da inscrição, os candidatos deverão optar por uma das seguintes modalidades: a) ampla concorrência ou b) reserva de vagas para pretos, pardos ou indígenas (ações afirmativas). Não havendo candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas aprovados em número suficiente para o preenchimento das vagas reservadas, as vagas remanescentes poderão ser revertidas para os candidatos aprovados em ampla concorrência, sendo preenchidos em ordem decrescente de nota final. Não havendo candidatos aprovados em número suficiente para o preenchimento das vagas em ampla concorrência, as vagas remanescentes poderão ser revertidas para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas aprovados, sendo preenchidas em ordem decrescente de nota final.
• Formulário de inscrição on line no endereço ppgselecao.eesc.usp.br, que inclui foto
3×4;
• Anexar no formulário on line, cópias do histórico escolar de graduação, do CPF (para brasileiros), do RG (para brasileiros) e do passaporte (para estrangeiros);
• Link de acesso ao curriculum lattes (CNPq);
• Anexar no formulário on line, comprovante do depósito da taxa de inscrição no valor de R$ 20,00 (vinte reais): efetuar pagamento através de boleto bancário pelo sistema ppgselecao.eesc.usp.br
• Caso necessário, o candidato poderá solicitar isenção de taxa, mediante submissão do formulário no Anexo I.
• Caso o candidato opte pela modalidade de ações afirmativas, deverá submeter o
formulário do Anexo II, estando sujeito às normas do Anexo III.
• Para candidatos autodeclarados indígenas: Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI) próprio ou de pelo menos um dos genitores;
• Caso o candidato opte por cursar o mestrado com dedicação integral para as atividades do programa, deverá submeter o formulário do Anexo IV preenchido e assinado (opcional).
Não serão aceitas solicitações de inscrição com documentação incompleta. Caso a inscrição seja indeferida, a taxa de inscrição não será devolvida.
3.1. O número de vagas destinadas a pessoas pretas, pardas e indígenas (PPI) será de 30% (trinta por cento) do total das vagas ofertadas em cada área de concentração.
3.1.1. Os candidatos para as vagas de pessoas pretas, pardas ou indígenas (PPI) deverão no ato da inscrição, fazer a opção por concorrer às vagas de ações afirmativas e enviar a documentação exigida (Anexo II), sendo classificados no resultado final do processo seletivo tanto em ampla concorrência quanto na classificação de vagas de ações afirmativas.
3.1.1.1. A autodeclaração como preto ou pardo (Anexo II), realizada pelo candidato na inscrição, passará por confirmação por meio de banca(s) de heteroidentificação designada(s) pela Comissão de Inclusão e Pertencimento da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo conforme o Anexo III deste edital. O candidato que não obtiver a confirmação da autodeclaração de pertença racial por meio do procedimento de
heteroidentificação de que trata o Anexo III não terá direito a concorrer às vagas destinadas para pretos, pardos e indígenas e passará a concorrer às vagas de ampla concorrência.
3.1.1.2. Para confirmar a autodeclaração de pertencimento indígena, o candidato deverá apresentar no ato da inscrição o Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI) próprio. Caso não possua, será aceito o RANI de pelo menos um dos genitores.
3.1.2. Em caso de desistência de candidato para as vagas de pessoas pretas, pardas ou indígenas (PPI) aprovado em vaga de ações afirmativas, a mesma será preenchida pelo candidato posteriormente classificado e aprovado, dentre os que concorreram pelo sistema de ações afirmativas.
3.1.3. Os candidatos que tenham se inscrito nas vagas de ações afirmativas, e que também sejam aprovados na ampla concorrência, poderão ser matriculados na vaga de ampla concorrência, permitindo assim que outros candidatos inscritos nas vagas de ações afirmativas, se aprovados no processo seletivo, ocupem as vagas de ações afirmativas.
3.1.4. Na hipótese de não haver candidatos para as vagas de pessoas pretas, pardas e indígenas (PPI) aprovados e em número suficiente para ocupar as vagas de ações afirmativas, considerando inclusive a lista de espera, as vagas remanescentes poderão ser revertidas para a ampla concorrência.
3.1.5. Nos casos em que houver mais candidatos aprovados do que o número de vagas previstas no item 3.1, ocupará a vaga aquele que obtiver maior pontuação.
4.1. O Processo Seletivo será organizado em duas fases. A Primeira Fase consistirá de provas de múltipla escolha e/ou questões abertas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e de Conhecimentos Específicos, de acordo com o apontado nos itens 5 e 6. As provas dessa fase têm caráter eliminatório e classificatório e terão as notas atribuídas em escala de 0 (zero) a 10 (dez). O candidato será convocado para a segunda fase se obtiver notas maiores ou igual a 5,0 (cinco) em cada uma das provas.
4.2. A Segunda Fase consistirá na pontuação relativa ao Curriculum Lattes (CNPq), em que serão contemplados os temas aderentes ao PPGSHS; e na arguição do candidato. As avaliações dessa fase têm caráter classificatório. A nota de currículo e da arguição irão compor as notas da segunda fase em escala de 0 (zero) a 10 (dez).
4.3. A nota final será a média aritmética das provas de português, inglês, conhecimentos específicos, avaliação do currículo e arguição e será utilizada para classificação dos candidatos em ordem decrescente de valor na área e linha de pesquisa escolhidos na inscrição. O candidato será classificado se obtiver média aritmética das notas maior ou igual a 5,0 (cinco).
5.1. No dia 12/12/2025 os candidatos farão as provas de múltipla escolha e/ou abertas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e de Conhecimentos Específicos, nos períodos matutino (Língua Portuguesa e Língua Inglesa) e vespertino (Conhecimentos Específicos), na modalidade on line em link a ser divulgado.
5.2. Os candidatos deverão providenciar um computador com câmera (webcam). A câmera deverá permanecer habilitada e focada no rosto do candidato durante toda a realização da prova. Os candidatos inscritos deverão acessar uma sala virtual do Google Meet a partir das 07h40min no período matutino e a partir das 12h40min no período vespertino, no dia do exame. O link da sala virtual será enviado por e-mail pela Comissão de Seleção no dia 11/12/2025 e ficará disponível no site do Programa de Pós-Graduação. A realização das provas será gravada e os links para as provas serão disponibilizados na sala virtual no início de cada prova. A Comissão de Seleção não se responsabiliza por problemas de conexão de internet ou outros problemas de comunicação não previstos que impossibilitem ao candidato cumprir as exigências deste Edital durante a realização das provas. A interrupção da conexão durante o período de execução da prova implicará na reprovação do candidato.
5.3. A prova de Conhecimentos Específicos terá o caráter de avaliar o entendimento de Conhecimentos Específicos nos temas pertinentes ao PPGSHS. Esta prova terá múltiplas questões das áreas de Hidráulica e Recursos Hídricos e Saneamento nos temas apresentados no item 6, e será aplicada a todos os candidatos. Poderá ser usada calculadora científica. O candidato deverá anotar na prova em qual área de conhecimento se inscreveu.
5.4. Serão atribuídos pesos diferentes às questões conforme a área selecionada pelo candidato:
Área de Saneamento: questões de Saneamento – peso 7; questões de Hidráulica e Recursos Hídricos – peso 3.
Área de Hidráulica e Recursos Hídricos: questões de Saneamento – peso 3; questões de Hidráulica e Recursos Hídricos – peso 7.
5.5. A prova de Língua Portuguesa terá início às 8h00min, com término às 10h00min e a prova de Língua Inglesa terá início às 10h15min e término às 12h15min. No mesmo dia, a prova de Conhecimentos Específicos terá início às 14h00min e término às 18h00min Os horários das provas referem-se à hora oficial de Brasília-DF.
5.6. Temas para a prova de conhecimentos específicos (Primeira Fase):
• Indicadores de Sustentabilidade Aplicados ao Saneamento
• Objetivos do Desenvolvimento Sustentável ODS6. Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.
• Águas residuárias: Caracterização quantitativa e qualitativa das águas residuárias; Operações e processos de tratamento; Processos biológicos de tratamento de águas residuárias: processos aeróbio, anaeróbio e anóxico.
• Águas de abastecimento: Caracterização quantitativa e qualitativa das águas de abastecimento; Processos e operações de tratamento; Sistemas de tratamento de águas de abastecimento; Resíduos de estações de tratamento de água; Sistemas de abastecimento de água.
• Gestão e Gerenciamento de Resíduos Sólidos: Política Nacional de Resíduos Sólidos, ordem de prioridade, classificação dos resíduos, destinação final, planos de gestão.
• Escoamento permanente e uniforme em condutos forçados; Perdas de carga localizadas.
• Escoamento permanente em condutos livres.
• Hidrostática; Manometria; e Forças sobre superfícies.
• Hidrologia: Ciclo hidrológico; Balanço hídrico; Bacia hidrográfica; Precipitação; Escoamento superficial; Águas Subterrâneas; Princípios de hidrologia estatística.
5.7. Literatura sugerida para os candidatos (Primeira Fase):
• Azevedo Netto– Manual de Hidráulica, Vol 1 – 5a edição.
• Calijuri, M. C. & Cunha, D G F (organizadores) (2019): Engenharia Ambiental: Conceitos, Tecnologias e Gestão. Rio de Janeiro: Elsevier, 2a Edição. Leituras
sugeridas: Capítulos 3, 7, 10, 17, 18, 22, 33.
• Collischonn, W., Dornelles, F. (2015) Hidrologia para Engenharia e Ciências Ambientais. Porto Alegre: ABRHidro. Leituras sugeridas: Capítulos 3, 5, 7, 10, e 11.
• Di Bernardo, L. Sabogal Paz, L. P. (2008). Seleção de Tecnologias de Tratamento de Água. Volumes 1 e 2. Ed. LDiBe. São Carlos/SP.
• Ferreira Filho, S. S. Princípios, fundamentos e processos em engenharia ambiental. Disponível em https://www.sidneyseckler.com/livro
• Heller, L., Pádua, V. L. (2006). Abastecimento de Água para Consumo Humano. Ed. UFMG. Belo Horizonte/MG.
• Miki, M. K. (Ed. Português), Chen, G., Ekama, G. A., Loosdrecht, M. C. M., Brdjanovic, D. (Ed. Inglês) (2022). Tratamento biológico de esgoto. Princípios, modelagem e projeto. 2a. Ed. IWA Publishing, Disponível em https://doi.org/10.2166/9781789063233
• Porto, R. M. (2006) Hidráulica Básica. São Carlos: EESC-USP, 4a Edição.
• Porto, R. M. (2015) Exercícios de Hidráulica Básica – 5a edição –EESC/USP.
• Richter, C. A. (2009). Água: métodos e tecnologia de tratamento. Editora Blucher.
• Schalch et al. (organizadores) (2019). Resíduos Sólidos: Conceitos, Gestão e Gerenciamento. Elsevier, 1a Edição.
• Von Sperling, M. Princípios do tratamento biológico de águas residuárias v.1(Leituras sugeridas: Capítulos 2 e 4); v.2 (Leituras sugeridas: Capítulos 1 e 3)
Atividade | Pontuação |
---|---|
Graduação | 3,5 |
Aderência às linhas de pesquisa do orientador | 1,5 |
Monitoria | 0,5 |
Iniciação científica | 0,5/ano (até 2 anos) |
Publicação artigo científico (nacional ou internacional) | 0,5/artigo (até 2 artigos) |
Simpósio Nacional ou internacional | 0,5/artigo (até 2 artigos) |
Atividade profissional na área | 0,5/ano (até 3 anos) |
7.1. A partir do dia 19/12/2025 será divulgado no sítio ppg-shs.eesc.usp.br a lista dos candidatos aprovados para o Mestrado 2026 junto ao PPGSHS.
7.2. A designação final dos orientadores é de exclusiva competência da Comissão do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Hidráulica e Saneamento.
7.3. No caso de ocorrerem desistências de candidatos classificados, eventualmente, poderá haver nova chamada para aqueles que não foram desclassificados, mantendo-se a área de conhecimento na qual fizeram a inscrição.
7.4. Os candidatos serão classificados pela nota final por Linha de Pesquisa indicada no formulário de inscrição. Caso alguma linha de pesquisa não preencha todas as vagas, poderá haver remanejamento de vagas entre as linhas de pesquisa mediante disponibilidade de professores orientadores e da nota final dos candidatos estar acima de 5,0 (cinco) pontos.
7.5. No caso de igualdade entre candidatos na nota final na linha de pesquisa selecionada, o desempate será feito dando-se preferência sucessivamente: a) ao candidato que obtiver maior nota atribuída para a arguição; b) ao candidato que obtiver maior nota na prova de conhecimento específico, na linha de pesquisa selecionada; c) ao candidato de mais idade.
8.1. A disponibilidade de bolsas de pesquisa (CAPES, CNPq, ou outras fontes) está condicionada à liberação pelas agências de fomento, externas ao PPGSHS. O PPGSHS não se responsabiliza pela liberação de quotas anuais de bolsas institucionais.
8.2. O candidato que se comprometer a se dedicar integralmente ao mestrado (sem vínculo empregatício ou sem atividade profissional remunerada) no ato da inscrição terá preferência de indicação para receber bolsa de quotas institucionais, seguindo a ordem de classificação a partir da nota final.
8.3. O candidato que possui vínculo empregatício ou que exerce atividade profissional remunerada poderá receber bolsa mediante disponibilidade, concordância do orientador e regras das agências de formento, seguindo a ordem de classificação a partir da nota final, após a atribuição das bolsas à aqueles que declararam dedicação integral ao mestrado.
Os candidatos poderão recorrer motivadamente contra o conteúdo e o resultado de quaisquer das avaliações e da classificação final. O prazo para interposição de recursos é de 48 horas, contado da publicação da divulgação da lista de candidatos aprovados e deverá ser feito diretamente com a Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Hidráulica e Saneamento (CCP/PPGSHS) da EESC-USP, por e-mail: ppgshs@sc.usp.br Não se admitirá recurso voltado exclusivamente à simples revisão ou majoração da nota atribuída. Recursos inseridos fora do prazo ou destituídos de razões circunstanciadas serão sumariamente indeferidos.
O PPGSHS dispõe de 30 vagas para o ano de 2026 e os professores disponíveis para para orientação estão abaixo listados por área e linha de pesquisa.
Linha de Pesquisa | Professores | Vagas | |
---|---|---|---|
Ampla Concorrência | Ações Afirmativas | ||
Resíduos sólidos | Valdir Schalch Luciana Rezende Alves de Oliveira | 11 | 5 |
Saneamento Ambiental | Davi Gasparini Fernandes Cunha Juliano José Corbi Maria do Carmo Calijuri | ||
Tratamento de águas de abastecimento | Davi Gasparini Fernandes Cunha Lyda Patricia Sabogal Paz | ||
Tratamento de águas residuárias | Edson Luiz Silva Luiz Antonio Daniel Márcia Helena Rissato Zamariolli Damianovic Maria Bernadete Amâncio Varesche |
Linha de Pesquisa | Professores | Vagas | |
---|---|---|---|
Ampla Concorrência | Ações Afirmativas | ||
Fenômenos de transporte e processos ambientais | André Simões Ballarin Edson Cezar Wendland Eduardo Mário Mendiondo Jamil Alexandre Ayach Anache Maria Mercedes Gamboa Medina Nivaldo Aparecido Côrrea Silvio Crestana | 10 | 4 |
Hidráulica | |||
Hidrologia e Recursos hídricos |
Eventuais mudanças de horário e datas deste Processo Seletivo são de estrita e única competência do PPGSHS. Eventuais mudanças deste Processo Seletivo serão informadas pelo sitio oficial: ppg-shs.eesc.usp.br. Durante o período deste Processo Seletivo, recomenda-se aos candidatos consultar permanentemente o sitio oficial do PPGSHS: ppg-shs.eesc.usp.br.
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Hidráulica e Saneamento. Desde 2003, o programa vem recebendo nota máxima da CAPES (7).