Internacionalização

Internacionalização do PPGSHS (2021-2024)

1 – Introdução

As disciplinas Water4Is e a Escola de Altos Estudos (EAE) da CAPES, intitulada “School of Advanced Studies on Water and Society Under Change” (SASW&SC), tiveram seus objetivos traçados a partir da iniciativas internacionais, grupos de pesquisa nacionais e alianças inter-institucionais.

As iniciativas internacionais que inspiraram a EAE-CAPES/SASW&SC foram: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Protocolo de Redução de Riscos de Desastres (Marco Sendai 2015, DRR), a COP 21 Paris e Intergovernamental Panel of Climate Change (IPCC), e os programas da International Association of Hydrological Sciences (IAHS): Década Internacional “Water & Society Under Change – Panta Rhei – Everything Flows”, “Measurements and Observations of the XXIst Century – MOXXI” e “Citizen and Hydrology – CandHy”.

Entre os grupos de pesquisas nacionais e alianças inter-institucionais que apoiaram a EAE-CAPES/SASW&SC figuram: o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas – Fase 2 (INCTMC2), coordenado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN/MCTIC), o Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão de Matemática Aplicada à Indústria (CEPID/CeMEAI), coordenado pelo Instituto de Ciências Matemáticas e Computação (ICMC) da USP, o Interdisciplinary Centre for Climate Investigation (INCLINE), coordenado pela Instituto de Astronomia e Geofísica (IAG) da USP, o Centro de Educação e Pesquisas em Desastres do Estado de São Paulo (CEPED/SP), coordenado pela Escola Politécnica (até 2019) e pela EESC da USP (a partir de 2019), o Centro de Engenharia para Pesquisa em Inteligência Artificial (C4AI) coordenado pelo INOVA/USP e IBM-Brasil, e a nova Cátedra UNESCO de Águas Urbanas, promovida pela USP-São Carlos, Academia Brasileira de Ciências, Agência Nacional de Águas e Prefeitura Municipal de São Carlos (PMSC).

Atendendo o Edital EAE-CAPES, a SASW&SC priorizou a excelência acadêmica internacional atraindo os maiores professores da área, uma ampla gama de temas relacionados com alto alcance interdisciplinar e interinstitucional, e uma forte inovação e popularização científica, além dos muros da academia, incorporando tomadores de decisão e atores prioritários, com jovens pós-graduandos brasileiros. Todos os módulos foram convertidos em disciplinas com créditos próprios dos PPGs proponentes (da USP, da UFPE e da UFCG), explicados à continuação.

A internacionalização é um dos pilares estratégicos da USP e do PPG/SHS, promovendo a integração do corpo acadêmico com a comunidade científica global e impulsionando processos de modernização, inovação, competitividade e inserção internacional. Nos últimos anos, a universidade criou diversos Centros Multidisciplinares de Pesquisa, que reúnem diferentes especialidades na busca de soluções para problemas complexos em escala global, além de estabelecer laboratórios internacionais de pesquisa. Esses Centros têm como ferramenta a inter- e a transdisciplinaridade na Universidade e fora dela para a resolução de problemas, envolvendo diretamente pós-graduandos e orientadores da USP. Dentro dos Centros criados, destaca-se a criação do Instituto Pasteur, o qual é formado por 17 laboratórios e possui capacidade para abrigar mais de 100 cientistas; a criação de uma unidade do Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS) da França; e a criação do Centro de Micologia Médica da América Latina em parceria com a Universidade de Exeter, Reino Unido.

No último quadriênio, no âmbito da USP, foram formalizados 140 convênios de pós-graduação com instituições estrangeiras. A USP mantém ainda cinco acordos globais de dupla titulação com universidades renomadas (Universidade de Lisboa em Portugal, Universität Münster na Alemanha, Rijksuniversiteit Groningen na Holanda, Institut Polytechnique de Paris na França, e Eberhard-Karls-Universität Tübingen na Alemanha), que facilitam estágios no exterior e a obtenção de dupla titulação para os pós-graduandos de toda a USP. No último quadriênio, 240 alunos foram agraciados com a dupla titulação. No último quadriênio, diversos programas de internacionalização beneficiaram a comunidade acadêmica da USP. Pelo programa PrInt/PDSE, foram atendidos 1.276 alunos de pós-graduação, 74 funcionários, 3 discentes estrangeiros e recebemos 309 docentes estrangeiros. No âmbito do Programa de Apoio a Missões Acadêmico-Científicas no Exterior (PAME), 620 docentes da USP foram contemplados. O Programa Mobilidade Internacional Santander beneficiou 394 alunos, enquanto o Programa Future 17 atendeu 7 alunos de mestrado e 109 de doutorado. Pelo PROAP Mobilidade, 15 alunos foram contemplados. Além disso, o Programa Move La America, no último ano, beneficiou 70 mestrandos e 86 doutorandos estrangeiros para realizar parte de sua pós-graduação na USP. No total, a USP ofereceu 642 disciplinas em inglês e 51 em outras línguas. Para apoiar iniciativas voltadas à internacionalização, a USP conta com a AUCANI (Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional), cuja missão é fortalecer a integração da Universidade com instituições universitárias, órgãos públicos e a sociedade. A AUCANI promove e apoia a cooperação acadêmica em ensino, pesquisa, cultura e extensão, tanto em nível nacional quanto internacional.

O PPG/SHS, junto a Universidade de São Paulo (USP), tem se empenhado em manter e ampliar as ações de internacionalização e de mobilidade estudantil internacional, enviando estudantes para o exterior, recebendo alunos e professores visitantes do exterior. Durante o período de 2021-2024, recebemos 8 docentes do exterior que proferiram palestras e ministraram disciplinas para os estudantes e docentes do PPG/SHS. Entre esses pesquisadores destacamos a vinda dos professores Dr. Armin Weinberger da “Universität des Saarlandes” (Alemanha); Dr. Justin Pomeranz, da MESA Colorado University (USA); Dr. Uwe Troeger da Technische Universität Berlin (Alemanha); Dra. Bridget Scanlon, “University of Texas at Austin” (USA); Dra. Pilar Fernández-Ibáñez e Dr. John Anthony Byrne da Ulster University (UK) e Dr. Martin. S. Krol, University of Twente (Países Baixos). As disciplinas ministradas pelos docentes do exterior constam da nossa grade curricular. O número de participação de docentes do exterior, junto ao PPG/SHS, poderia ser maior, caso não tivéssemos a Pandemia de Covid-19 que chegou a proibir, por um tempo, as viagens ao exterior em vários países.

Entre os anos de 2021 a 2024 o PPG/SHS participou de dois editais Print USP/Capes relacionados ao desenvolvimento de doutorado sanduíche no exterior e 18 alunos realizaram estágio em Universidades do exterior, sendo a maioria das Universidades localizadas na Europa e nos Estados Unidos. O PPG/SHS também recebeu docentes do exterior de países da Europa (Alemanha, Holanda e Estados Unidos) e alunos de Angola, Japão, México e Colômbia.  

Além disso, há vários projetos de pesquisa com grupos estrangeiros, de alguns docentes do PPG/SHS. Desse modo, os docentes têm buscado ampliar parcerias com docentes no exterior. No período do último quadriênio, o PPG/SHS publicou 411 artigos em revistas nacionais e internacionais, sendo 70% publicado nos extratos altos, A1 e A2. Dos 411 artigos, 41,1 % tiveram colaboração internacional, no período, com destaque para Universidades Europeias e Americanas. Os 41,1% dos artigos internacionais receberam 1964 citações no período, sendo, desse modo, os trabalhos mais citados do nosso PPG. Dos artigos publicados, 34,8% são de publicações nos 10% principais periódicos do “CiteScore”, na média dos últimos 4 anos, ocorrendo um aumento no ano de 2024 em relação a 2021 (33%). Quanto ao número de citações temos, em média, 3722 citações recebidas pelos pesquisadores do PPG/SHS, no último quadriênio, sendo o Impacto médio de citação ponderada se mantendo constante, ainda que os dados de citações e visualizações de 2024 não estejam totalmente consolidados 

https://www.scival.com/overview/citations?uri=Customer/602049/ResearcherGroup/1574538)

Destacamos abaixo alguns dessas ações de internacionalização do PPG/SHS, no último quadriênio:

 

Edital Nº 30/2022 – PrInt USP/CAPES – Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior – PDSE – Saídas 2022. O PPG-SHS dispunha de 3 cotas de bolsa de 6 meses, e todas foram aprovadas. Indicou-se um aluno para a vaga remanescente, a qual foi aprovada.

Os projetos de pesquisa desenvolvidos em parceria com as instituições internacionais estão na fronteira do conhecimento. Os seguintes alunos foram contemplados com bolsa:

 

Discente: Alex Marcel Watanabe

Orientador no Brasil: Dr. Silvio Crestana

Instituição no exterior: Department of Agricultural & Biological Engineering, Purdue University (West Lafayette /IN, USA)

Orientador no exterior:   Professor Dr. Bernard A. Engel

Título da pesquisa: Simulação da erosão hídrica, através do modelo WEPP, utilizando-se de dados experimentais coletados em um solo de interesse agrícola do Cerrado brasileiro

Período:  – janeiro a julho de 2023

 

Discente: João Miguel Merces Bega

Orientador no Brasil: Prof. Assoc. Davi Gasparini Fernandes Cunha

Instituição no exterior:  Departament, Biologia Evolutiva Ecologia i Ciències Ambientals Secció Ecologia Facultat de Biologia Universitat de Barcelona – Espanha

Orientador no exterior: Dr. Daniel von Schiller

Título da pesquisa: Effects of different typologies of river restoration applied to Mediterranean streams (Barcelona, Spain) on functional indicators of aquatic ecosystems

Período: janeiro a julho de 2023

 

Discente: Marina Mauro Gomes

Orientadora no Brasil: Tit. Maria Barnadete Amancio Varesche

Instituição no exterior: Dipartimento di Biologia, Universitàt Degli Studi di Padova – Itália

Orientador no exterior:  Prof. Stefano Campanaro

Título:  Taxonomic and functional characterization of the microbial community associated with the biogas production and compounds of biotechnological interest from brewery industry

Período: setembro 2022 a fevereiro 2023

 

Discente: Jullian Souza Sone

Orientador no Brasil: Prof. Tit. Edson Cezar Wendland

Instituição no exterior: The Water Institute, University of Waterloo – Canadá

Orientador no exterior: Professor Roy Brouwer

Título: Cost-benefit analysis of green infrastructure implementation in rural basins to improve downstream urban water security

Período: setembro 2022 a fevereiro 2023

 

Edital Nº 57/2022 – PrInt USP/CAPES – Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior – PDSE – Saídas 2023

 

Discente: Ana Maria Rodrigues Costa de Castro

Orientador no Brasil:  Prof. Sênior Valdir Schalch

Instituição no exterior: – University of Victoria, Canadá

Orientador no exterior: Profa. Dra. Jutta Gutberlet

Título: Assessment of the contribution of initiatives to integrate waste pickers into

solid waste management for a just transition to the circular economy

Período: setembro 2023 a fevereiro 2024

 

Discente: Letícia Beatriz de Lima

Orientadora no Brasil: Profa. Tit. Lyda Patrícia Sabogal Paz

Instituição no exterior: School of Sustainable Civil and Environmental Engineering University of Surrey, Inglaterra

Orientador no exterior: Dr Katherine Pond

Título: Household slow sand filters: risk assessment and development of a sanitary inspection form.

Período: dezembro 2023 a maio 2024

 

Edital Nº 07/2023 – PrInt USP/CAPES Programa De Doutorado Sanduíche No Exterior – PDSE 2º Semestre de 2023

 

Discente: Pedro Gustavo Câmara da Silva

Orientador no Brasil: Eduardo Mário Mendiondo

Instituição: Universidade de Twente, The Netherlands

Orientador no exterior: Prof. Dr Maarten S. Krol

Título:  Artificial Intelligence in Adaptive Multi-Purpose Reservation to the Climate-Water-Energy-Food Nexus

Período: novembro 2023 a outubro 2024

 

Doutorado sanduíche com outras fontes de financiamento

 

Discente PPG/SHS: Guilherme Lelis Giglio

Doutorado sanduíche  – Bolsa CNPq

Instituição: TU Delft- Holanda

Orientadora USP: Márcia Helena R.Zamariolli Damianovic

Orientador no exterior: Jules van Lier

Título: Processos de nitritação parcial e anammox em efluentes anaeróbios

de esgoto sanitário doméstico para regiões de clima quente

Período: 2021-2022

 

Discente PPG/SHS: André do Vale Borges

Doutorado sanduíche  – Bolsa BEPE – FAPESP

Instituição: Universidade de Valladolid – Espanha

Orientadora USP: Márcia Helena R.Zamariolli Damianovic

Orientador no exterior: Raul Muños

Título: Tecnologias de biodessulfurização aplicadas aos efluentes gasosos de alta concentração de sulfeto proveniente da fermentação escura da vinhaça de cana-de-açúcar.

Período: 2023-2024

 

Programa de pesquisador visitante no exterior

 

-Docente PPG-SHS: Márcia H.R. Zamariolli Damianovic

-Projeto BEP/FAPESP – “Metals recovery through bioleaching” Fapesp Processo n. 2019/26280-6.

Orientador no Exterior: Elizabeth Anne Edwards

Instituição: BIOZONE – University of Toronto – Canadá

Período: Fevereiro de 2022 – Jan 2023

 

Programa De Professor Visitante Do Exterior – PVE – 2022/Edital No 47/2022 – PrInt USP/CAPES

 

Prof. Dr. Armin Weinberger

Instituição:  Universität des Saarlandes, Alemanha

Prof. anfitrião: Tadeu Fabrício Malheiros

Título:  Educational technology and technology-enhanced learning: cooperation in learning and research in postgraduate studies

Período: 13 a 27 de março de 2023

 

Mobilidade estudantil internacional

 

Programa de Bolsas Santander/USP de Mobilidade Internacional – Mobilidade Acadêmica AUCANI – Pós-Graduação

Programa Global Research Academy – Cidades Sustentáveis – USP-KCL-FUB

Aluna: Ana Maria Rodrigues Costa Castro

Orientador: Prof. Sênior Valdir Schalch

Instituições de destino: King’s College London – Inglaterra e Freie Universität Berlin – Alemanha.

Período: 16/07/2022 a 24/07/2022

 

Convênios de Dupla titulação

 

Discente do PPG/SHS: Thalita Salgado Fagundes

Universidade de Lisboa (ULisboa), Portugal e Universidade de São Paulo (USP), Brasil

Doutoramento em Engenharia do Território e Planeamento Territorial, da Universidade de Lisboa.

Orientador USP: Prof. Tadeu Fabrício Malheiros

Orientador ULisboa: Prof. Rui Domingos Ribeiro da Cunha Marques

Período na ULisboa: fevereiro de 2022 a janeiro de 2024

 

Discente do PPG/SHS: Pedro Gustavo Camara Silva

Programas de dupla titulação/cotutela (EESC-USP & Univ Twente, Holanda)

Orientador USP: Eduardo Mario Mendiondo

Orientador Univ Twente, Holanda: Prof. M. S. Krol (https://people.utwente.nl/m.s.krol). Tese intitulada: “Adaptive multipurpose reservoir management for the water-energy-food-ecosystem nexus under climate change scenarios.

Período na Universidade de Twenty: 2023-2024; 2025-2026

 

 

 

Alunos de intercâncio recebidos do exterior

 

Discente: Vanessa Avila Segura

Instituição de origem: Facultad de Química, Universidade Nacional Atónoma de México – UNAM

Título: Disinfection of pathogens present in drinking water using different hybrid nanoparticles

Orientador na UNAM: Prof. Pandiyan Thangarasu

Orientador no Brasil: Prof. Assoc. Luiz Antonio Daniel

Período: 01/03/2023 a 01/07/2023

 

Discente: Lady Yulenis Vargas Porras

Instituição de origem: Universidade de Antioquia (Colombia)

Título: Clasificación de la calidad hidrobiológica de sistemas hídricos tropicales a partir de rangos de tolerancia de macroinvertebrados bénticos

Orientador na Universidade de Atioquia: Prof. Juan Camilo Villegas

Orientador no Brasil (USP): Prof. Assoc. Juliano José Corbi

Período: 07/2024 a 11/2024

 

Programa Future17 Sustainable Development Goals Program

Primeira seleção – março de 2022

Discente: Luan de Souza Leite (No. USP 103606370

Orientador: Prof. Assoc. Luiz Antonio Daniel

https://www.prpg.usp.br/pt-br/noticias/7817-selecionados-future-17

 

Segunda seleção – agosto de 2022

Discente: Ana Maria Rodrigues de Castro (No. USP 10841007)

Orientador: Prof. Valdir Schalch

https://www.prpg.usp.br/attachments/article/8316/Resultado_Final_Selecao_Future-17_2a_Edicao-CircCoPGr072022_.pdf

 

Terceira seleção – agosto de 2022

Discente: Dimaghi Schwamback (No. USP 10840591)

Orientador: Prof. Tit. Edson Cezar Wendland

https://www.prpg.usp.br/attachments/article/8449/Future17-3a-Edicao-Selecao-Parcial.pdf

Agências de Fomento